papagaios, psitacídeos e aves exóticas.

Anu-preto; Smooth-billed Ani (Crotophaga Ani)


Anu-preto (Crotophaga ani) é uma ave da família Crotophagidae que ocorre da Flórida à Argentina e em todo o Brasil. Gosta de sol e toma banho na poeira, ficando a plumagem às vezes com a cor da terra ou de cinza e carvão. Para se aquecerem aglomeram-se em bandos desordenados, geralmente formados por 7 a 15 indivíduos. Vive nas paisagens abertas com moitas e capões entre pastos e jardins; ao longo das rodovias costuma ser quase a única ave que sempre se vê, é comum em lavouras abandonadas. Prefere lugares úmidos. Não voa bem.

Morfologia
De corpo fino, bico alto, forte e curto, cauda comprida. Totalmente de cor preta. Sem dimorfismo sexual. Possui um cheiro forte que atrai morcegos e animais carnívoros.

Alimentação
Alimenta -se de artrópodes como gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes e pequenos vertebrados como as lagartixas e camudongos,peixes, capturam pequenas cobras e rãs; periodicamente comem frutas, bagas, coquinhos e sementes. Caçam coletivamente no campo, o bando espalha-se no chão, em um semicírculo, distantes uns dos outros por 2 a 3 metros. Ficam imóveis e atentos e ao aparecer um inseto, a ave mais próxima salta e o apanha.

Reprodução
Põe de 4 a 7 ovos de cor azul-esverdeada com uma camada calcária, o ovo tem 14% do tamanho do anu-preto fêmea. Os ninhos são feitos de ramos, folhas, geralmente são coletivos e auxiliados pelos machos e filhotes das crias anteriores. A incubação dura de 13 a 16 dias. Quando nascem ainda não voam, então ficam perto do ninho, e são alimentados pelos pais.

Manifestações sonoras
O anu-preto emite vários tipos de sons. Os mais importantes são para reunir o grupo e verificar se há perigo na redondeza e outro som para avisar os outros caso apareçam aves de rapina.

Classificação científica
Reino:    Animalia
Filo:       Chordata
Classe:   Aves
Ordem:  Cuculiformes
Família: Crotophagidae
Género: Crotophaga
Espécie: Crotophaga ani


SOM DA AVE. Ouça aqui o som que essa ave emite na natureza.








 Fontes: WikiPedia; Birds-Caatinga; SeresVivosdoRN; Wikimedia Commons; Brasil 500 Pássaros.


0 comentários:

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...