papagaios, psitacídeos e aves exóticas.

Aparando unhas afiadas

Um item importante de observação de seu pássaro são as unhas, se as unhas ficarem grandes demais, ele pode se machucar ou machucar você!

Existem poleiros especiais importados que desgastam a unha, esses não são poleiros com lixa embaixo! Dizem que a lixa colada no poleiro pode machucar a pele do pezinho, é bom depois de colar a lixa no poleiro você sempre examinar o pézinho do seu pássaro e reparar se isso realmente acontece. No caso do meu papagaio chamado Popeye, que é um papagaio do mangue, não vi nenhum problema.
Mas preste atenção! NÃO É PARA COLAR A LIXA DANDO A VOLTA TODA NO POLEIRO, repare que as unhas ficam somente embaixo, então recomendo colar a lixa da metade pra baixo do poleiro.
Com o tempo a lixa se desgasta. Não é pra trocar toda vez que desgasta a lixa, só coloque uma nova quando as unhas começarem a ficar afiadas.
Quando eu renovar uma nova lixa no meu poleiro, eu postarei como se deve preparar, mas não tem segredo.

Outra opção é cortar a pontinha da unha com cuidado para não cortar os vasos sanguíneos (Como cães que tem unhas pretas e não dá para ver o vaso sanguíneo).

Se por acidente a unha dele começar a sangrar, tenha calma, aguarde um pouco, se não parar, você deve ter em casa um produto encontrado em petshop ou veterinários que ajuda a estancar o sangue imediatamente. Se você não tiver, a alternativa será correr para o veterinário. Então, MUITO CUIDADO!


Olhe o desenho ao lado e na primeira foto veja por onde circula o sangue.
O segundo desenho seria uma unha já cortada. Então, corte somente a ponta.


Na minha opnião, a melhor forma é a lixa no poleiro. Particularmente, eu deixaria meu pássaro muito estressado se fosse lixar as unhas dele. Mas se você optar por lixar as unhas e seu pássaro não parar quieto, enrole-o com uma toalha macia deixando apenas os pezinhos de fora. Pegue unha por unha com cuidado para não machucar os ossinhos dos dedos e lixe as pontinhas.
Você vai precisar da ajuda de alguém para fazer esta tarefa.
POR ISSO, MAIS UMA VEZ, TOME CUIDADO!

É isso aí, qualquer dúvida é só postar seu comentário.
um abraço, Ted Ben.

3 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber onde compro um esmerilzinho que serra a unha do meu papagaio. obrigado

Anônimo disse...

Aii que bom q eu li isso ajudou mt eu ia fazer tido errado kkk
Obrigada pelas dicas, meu querido Taylor agradece (papagaio)

Anônimo disse...

Amei as dicas...não estou conseguindo nem pegar meu papagaio pq as unhas estão machucando bastante..Vou seguir todas as dicas

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...