papagaios, psitacídeos e aves exóticas.

Aparando unhas afiadas

Um item importante de observação de seu pássaro são as unhas, se as unhas ficarem grandes demais, ele pode se machucar ou machucar você!

Existem poleiros especiais importados que desgastam a unha, esses não são poleiros com lixa embaixo! Dizem que a lixa colada no poleiro pode machucar a pele do pezinho, é bom depois de colar a lixa no poleiro você sempre examinar o pézinho do seu pássaro e reparar se isso realmente acontece. No caso do meu papagaio chamado Popeye, que é um papagaio do mangue, não vi nenhum problema.
Mas preste atenção! NÃO É PARA COLAR A LIXA DANDO A VOLTA TODA NO POLEIRO, repare que as unhas ficam somente embaixo, então recomendo colar a lixa da metade pra baixo do poleiro.
Com o tempo a lixa se desgasta. Não é pra trocar toda vez que desgasta a lixa, só coloque uma nova quando as unhas começarem a ficar afiadas.
Quando eu renovar uma nova lixa no meu poleiro, eu postarei como se deve preparar, mas não tem segredo.

Outra opção é cortar a pontinha da unha com cuidado para não cortar os vasos sanguíneos (Como cães que tem unhas pretas e não dá para ver o vaso sanguíneo).

Se por acidente a unha dele começar a sangrar, tenha calma, aguarde um pouco, se não parar, você deve ter em casa um produto encontrado em petshop ou veterinários que ajuda a estancar o sangue imediatamente. Se você não tiver, a alternativa será correr para o veterinário. Então, MUITO CUIDADO!


Olhe o desenho ao lado e na primeira foto veja por onde circula o sangue.
O segundo desenho seria uma unha já cortada. Então, corte somente a ponta.


Na minha opnião, a melhor forma é a lixa no poleiro. Particularmente, eu deixaria meu pássaro muito estressado se fosse lixar as unhas dele. Mas se você optar por lixar as unhas e seu pássaro não parar quieto, enrole-o com uma toalha macia deixando apenas os pezinhos de fora. Pegue unha por unha com cuidado para não machucar os ossinhos dos dedos e lixe as pontinhas.
Você vai precisar da ajuda de alguém para fazer esta tarefa.
POR ISSO, MAIS UMA VEZ, TOME CUIDADO!

É isso aí, qualquer dúvida é só postar seu comentário.
um abraço, Ted Ben.

13 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber onde compro um esmerilzinho que serra a unha do meu papagaio. obrigado

Anônimo disse...

Aii que bom q eu li isso ajudou mt eu ia fazer tido errado kkk
Obrigada pelas dicas, meu querido Taylor agradece (papagaio)

Anônimo disse...

Amei as dicas...não estou conseguindo nem pegar meu papagaio pq as unhas estão machucando bastante..Vou seguir todas as dicas

Anônimo disse...

Meu Deus cada comentário! Pessoal acorda! Precisa ler mais! Vcs devem dar girassol pro papagaio não é? Aff girassol vai matar ele! Faça um exame do figado e saberá que já deve estar inchado. Tem que dar Nutropica Ração para Papagaio. Tem que cuidar das unhas. Tem que por aquecedor no frio pq ele pega pneumonia facil, sendo que a temperatura do corpo deles é maior que a nossa eles sentem mais frio. Igual qdo estamos com febre ficamos com frio pq a temperatura interna é maior. Então cuidem dos seus bichinhos até pq devem ser ilegais. Para o seu viver 10 tiveram que morrer. Cuida direito e reproduza em sua casa tudo aquilo que ele tem no habit natural dele. TIRA O GIRASSOL, cuidado ao cortar a unha (melhor levar ao vet.), coloque a lixa sem machucar o pézinho dele, usando menos que a metade do poleiro com lixa e presta atenção para não tocar na carne, não corte a asa dele sozinho pois pode sangar e 4 gotas de sangue para um papagaio já é hemorragia. Então entra no google e leia tudo sobre eles, alimentação, temperatura, como analisar fezes visual, como não pegar pneumonia (não use aquecedor de lampada ou resistencia apenas a oleo que não queima o oxigenio do ambiente), sinstomas doenças papagaio e etc

Anônimo disse...

Veja em
......papagaio fazendo unha

Unknown disse...

Boa noite qual o tipo de lixa e usado

Unknown disse...

URGENTE. Oi boa noite. Minha mãe foi cortar as unhas e ta sangrando não quer parar. Agora ela tá chorando com medo do lalau morrer. O que eu faço ele vai morrer ???

Unknown disse...

Meu periquito (loro da caatinga) cortou a metade da unha num armador... sangrou mas parou, eu queria saber se o pedaço da unha irá crescer novamente, se ficará igual as outras pois nunca pretendo e não pretendo cortar as unhas do meu periquito por medo de não crescer a ponta novamente. Agradecia desde já se me responderem. :)

Unknown disse...

Tenho um periquito verde ele está com unha muito comprida e no coçar ele está se machucando posso lixar um pouco?

Unknown disse...


Posso lixar unha do periquito verde está muito grande

Unknown disse...

A unha do meu fura minha mão vou tenta cota

Mariah disse...

O que faço para amansar meu papagaio sempre que estou em casa deixo ele solto mais ele ta ficando muito bravo.

Edu disse...

O meu também está assim, contudo observo, naturalmente tem uma hora do dia que ele está mais calamo, aí aproveito para acostuma-lo com manuseio, geralmwnte no fim da tarde.

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...